Remarketing - Uma perseguição virtual

 

Google: entenda o Remarketing

Postado por: Nill Dumont 
Matéria retirada e reciclada da Agência Web19 
Google-Remarketing 02O marketing consiste primordialmente em estabelecer caminhos para atingir um determinado objetivo com eficácia. A partir dai, criam-se estratégias e táticas para executar tal plano da melhor maneira. Sua função organizacional é extremamente importante, pois é responsável por administrar um conjunto de processos, envolvendo a criação, a comunicação e a difusão de valores para os clientes, estreitando cada vez mais o relacionamento com os mesmos. Da mesma forma que possui tamanha representatividade no meio empresarial, o marketing também está presente em praticamente tudo que fazemos. Seja no trabalho, entre os amigos ou com a família, seu marketing pessoal deve estar sempre “positivo e operante”. Mas o que é remarketing então? Se esse artigo terminasse aqui, você provavelmente concluiria que a palavra significa refazer, ou reafirmar, o marketing que já foi implantado. Deixe de lado suas prerrogativas, pois o remarketing está inserido completamente no ambiente virtual.
Diversas tecnologias presentes no mercado digital permitem o tipo de ação desenvolvida pelo remarketing. Citaremos uma das principais (talvez a principal), que leva a assinatura do Google.
O Google Remarketing, ou Rede de Display Google, é uma ferramenta do Adwords, e tem um objetivo simples: levar um anúncio até o “usuário-alvo”, mesmo que ele não esteja mais no seu site. Uma espécie de perseguição online, se tratarmos de forma jocosa. Para que isso possa acontecer, o sistema permite que você crie grupos de internautas e separe-os de acordo com o seu interesse. Desta forma, a informação passa a ser direcionada ao seu target e as chances dele ser atingido se multiplicam. Os anúncios são demonstrados para aqueles que já estiveram no seu site, mesmo enquanto navegam por outros. E é assim que você tem a grande oportunidade de fisgá-los.
Google-Remarketing 01Exemplo: Sua empresa desenvolve um e-commerce que vende eletrodomésticos. Ao navegar pela rede, um usuário qualquer efetua uma pesquisa no Google com a expressão “televisão de 42 polegadas”. Ele percorre o seu site na busca pelo produto, visitando marcas e categorias aleatórias. Ao implantar uma tag do remarketing na página que contenha televisores de 42 polegadas, você consegue dirigir a publicidade a esse usuário, armazenando um cookie em seu computador. O cookie funciona como uma espécie de carimbo digital, permitindo que o site registre que aquele computador já tenha passado pelo ambiente. O grupo armazenado, neste caso, será o de usuários que procuraram por “televisão de 42 polegadas”.
Ao atingir um nível elevado de cookies armazenados no site ativa-se a campanha, através da criação de um banner específico, contendo apenas a informação desejada, e que irá atingir os mesmos usuários que outrora apresentaram interesse naquilo. Se utilizássemos o exemplo acima, o banner seria sobre “televisão de 42 polegadas” e atingiria todos aqueles que já tivessem passado pelo site à procura do produto, mesmo estando em outros sites. O banner é implacável, e desaparecerá assim que o usuário limpar os cookies de navegação.
Cursos 24 horas - banner160x100De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore em nosso país, cerca de 33% dos usuários apagam seus cookies em apenas um mês. Já o número de usuários que deletam cookies de terceiros chega a 43%. Esses dados demonstram que o remarketing deve ser contínuo e não usar restrições (geográfica, idioma, entre outras), para que possa atingir ainda mais pessoas que visitam o seu site.
O Google Brasil criou um vídeo de fácil entendimento para explicar o funcionamento do remarketing. Acesse o link para assisti-lo e ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto.
 
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