Planejamento para Mídias Sociais – Dicas Valiosas
Com a febre das redes sociais uma das mais comentadas mídias é o Twitter, esse canal vem crescendo e sendo usado para todos os fins, tanto lucrativos como também para simplesmente diversão, o incrível é que ele se sai bem em ambas.
Só que existem diferenças entre administrar um perfil no Twitter com intenções corporativas e um perfil pessoal. Um das mais visíveis diferenças é que de nada adianta você ter 1.000.000 de seguidores no perfil corporativo sendo que não estão dentro do seu nicho de mercado, ou seja, você estará perdendo tempo pois eles não são exatamente quem você deseja atingir, por isso a chave mestre é o planejamento.
Quando falamos de Twitter pessoal não necessariamente nos preocupamos com quem nos segue e sim a quem seguimos, diferente do corporativo onde ambos são de extrema importância.
A primeira dica é:
Planejamento
Entenda que não estar on-line não que dizer que seu cliente não estará, ele pode se quiser até mover campanhas bem elaboradas para informar problemas a outros possíveis clientes, como exemplo posso citar o caso da Americanas.com, o qual até mesmo um Twitter para comentar o ocorrido e trocar informações foi criado por aqueles que se dizem desrespeitados pela empresa, conseguiram juntar outros clientes também insatisfeitos e gerou uma repercussão que certamente atingiu a marca.
O Twitter @americanas_ trata-se de 413 possíveis clientes que não tiveram uma boa experiência com a loja virtual Americanas.com, no caso são 413 até a data da criação deste post. Isso não é a quantidade exata de clientes que sofreram a falta de respeito, na verdade se você buscar informações no reclameaqui.com.br vai se surpreender com a quantidade de reclamações no mesmo período, uma crise que só poderia ser administrada com ética e bom senso, o que diga-se de passagem, não foi.
Se você ainda acha que mídias sociais não tem valor ou que para fazer negócios na internet basta montar um site bonitinho, ter um belo escritório, boas imagens e outros detalhes que são apenas necessários mais não são tudo, então você precisa buscar um profissional de planejamento, pois você está indo na direção contrária. Dentro do planejamento estratégico é que estão as dicas, e no planejamento que podemos tanto estudar as opções como também após um tempo colocá-las em prática como descrito pelo seu planner. Vamos ver então outras 9 dicas para conseguir seguidores em seu nicho de mercado.
Análise de Segmento
Nome = Credibilidade
O nome da marca define o mercado, seu cliente só vai te encontrar se você se identificar, não escolha derivações do seu nome como o principal, coloque o nome do seu produto ou marca em destaque, derivações são para garantir que seu nome não seja utilizado de uma forma errônea. Registre tanto o nome que você usará como também os derivados, use e abuse da criatividade nome_nome, _nome, nome_, enfim, crie o máximo de alternativas possíveis e em todas link para seu perfil principal.
Divulgue
Se você tem um site ou escreve em blogs do seu segmento não fique em dúvida de divulgar seu @nome, não custa nada e estará mostrando o seu trabalho como também abrindo um canal de comunicação com seus leitores e clientes. É bom ser encontrado, mostre vontade de trocar idéias, conversar e outras possibilidades que as mídias sociais nos oferecem. Faça desse canal um elo entre quem você deseja que sua mensagem atinja.
Customize
Vá direto ao assunto
No Twitter temos apenas 140 caracteres e esses 'apenas' 140 caracteres podem ser tudo o que você precisa para conquistar novos seguidores. Seja claro e direto ao repassar uma informação, se essa informação necessita de mais do que 140 caracteres para ser divulgada crie um link que leve até o restante e então com um bom titulo da mensagem e o link você pode conseguir bons resultados, direcionar o seu cliente para uma pagina desejada e lá continuar a interagir com ele, crie campanhas que se comunicam. De nada adianta seu cliente clicar em um link e ler o que está naquela página se nela acaba a interação, a não ser que seja apenas um comunicado, mas caso você queira (e deve querer) interagir com seu cliente isso não é o fim, essa pagina tem que levar a outra ação, nem que seja um simples comentário, tente causar reação em seus clientes, permita que esses se comuniquem, são eles que tem o poder de alimentar a credibilidade da sua marca ou produto. A dica abaixo trata desse assunto.
Campanhas de movimento
Se for fazer uma campanha com o título - Preço Justo, não pense que o seu cliente vai achar que o preço justo é o que você determina, seja realmente justo. Já vi essa campanha on-line e quando fui pesquisar e comparar preço a concorrência estava sendo mais 'justa' que a empresa que fez a campanha. Cuide desses detalhes, eles são importantes.
Outra dica dentro dessa dica é - Não espere grandes movimentações (RTs, recomendações, blogs anunciando a promoção e outros) se o que você está sorteando ou premiando no game é algo pequeno ou que não represente o perfil ideal de consumidor, por isso o valor de definir o público alvo. Um exemplo de inteligência e qualidade nas mídias sociais (Twitter) foi o #geekguru da Intel Brasil. Eu mesmo participei, cheguei a ficar horas naquele game de charadas, foi tão interessante que prendeu a atenção de tantos outros e me deixou fascinado com a qualidade de tudo. Sem falar no prêmio que logicamente deu um plus na motivação dos participantes, nada mais, nada menos que 3 Computadores com processador core i7 que é a ultima geração de processadores da marca Intel, divididos entre os três primeiros participantes que solucionassem o game e o titulo de embaixador da marca. Fiquei na lista dos 20 primeiros, e posso declarar aqui que ficou a sensação de quero mais. A campanha foi o que eu chamo de verdadeiro sucesso, ela conseguiu reunir o público alvo, que eram o geeks, esses são consumidores ativos de tecnologia e logo gerou o movimento necessário para que blogs e sites comunicassem gratuitamente a campanha.
Pense nisso quando for desenvolver uma campanha no Twitter, você precisa gerar movimento. Esse movimento trará novos followers e esses tantos outros novos followers e assim por diante.
Não incomode
Não caia no esquecimento
De nada adianta um canal para se comunicar se você não o faz, diferente de um blog onde para gerar conteúdo você precisa de um determinado tempo o Twitter é um canal mais dinâmico e necessita de atualizações mais frequentes, por isso use-o diariamente e varias vezes por dia, porém lembre-se de não ser chato como comento na dica anterior.
Interagir é sempre bom
Digamos que algum cliente que teve uma experiência desagradável com seu produto está divulgando essa informação na rede. Se você tem um canal para comunicação como o Twitter e já tem a política de interatividade é mais fácil e cômodo trocar algumas mensagens (educadamente) com seu cliente, existe certas vantagens nisso, uma delas é o fato que você estará mostrando aos outros que se tem problema você está ali para resolver, isso faz com que não se sintam desamparados e acreditem em sua marca. Ninguém está livre de problemas portanto estar se limitando a resolver é diminuir as chances de sucesso. Caso sua comunicação e respeito ao consumidor sejam percebidas provavelmente algum cliente satisfeito terá a intenção de tomar suas dores. Como também os insatisfeitos tomarão as dores de quem reclamar. Por isso limitar-se a ter comunicação com seus clientes é somente um agravante.
Resumo
Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com
Fica a dica:
Cursos em casa também na brava Cursos:
Comentários
Postar um comentário